A Biblioteca Municipal de Vouzela, no âmbito do encerramento do programa educativo “As Crianças Marcam a Diferença!” expõe, de 26 de Junho a 7 de Julho, quadros da artista plástica luso-brasileira Eni D¿Carvalho feitos com o objectivo fundamental de serem tocados, pelos cegos e pelo público em geral. "A exposição “Sentir e Agir”, cedida pela ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, integra 17 quadros, «que pretendem transformar a linguagem visual em linguagem táctil, começando por quebrar o paradigma do «Não Toque».
Nos trabalhos são usados «planos tridimensionais, texturas diferenciadas, linguagens expressionistas e descrições das telas em Braille, tinta e áudio», com os quais a artista quer integrar os cegos no contexto das artes plásticas. Ao público em geral é feito o convite para uma experiência diferente: visitar a exposição de olhos vendados. Com a exposição, Eni D'Carvalho pretende também «promover a arte inclusiva, ampliando o alcance social das artes plásticas».
Eni D¿Carvalho, artista plástica, luso-brasileira, nasceu em Ubá (Minas Gerais), no Brasil. Em 1996 decidiu dedicar-se à arte. Dois anos depois questiona-se, em termos conceptuais, face à problemática dos invisuais e, sensibilizada, focaliza a sua obra numa óptica de resposta às necessidades detectadas nesse contexto.
A sua obra desenvolve-se em planos tridimensionais de modo a explorar os sentidos táctil e cinestésico, em simultâneo com o sentido visual. A artista-Educadora recorre a linguagens expressionistas por meio de texturas diferenciadas, símbolos, ritmos e planos; utiliza materiais reciclados sobre tela, celulose ou madeira. Eni D´Carvalho oferece igualmente textos descritos em “Braille." Fonte do texto e quadro: Biblioteca Municipal de Vouzela
Etiquetas: Exposições |